segunda-feira, 26 de setembro de 2011

26 de setembro - Segunda-feira - Dogão: uma "doce cãzinha"

Bom, complementando o post de ontem, em que eu falei que o ferimento não pode ser fechado, existem alguns casos em que pode e deve, e foi exatamente isso que a Dra Marcele fez.
Levei a Dogão pra limpar os ferimentos ontem a noite no plantão da Lovely Dog, e digo: ainda bem que existem pessoas em condições de fazê-lo, eu não consigo nem olhar para aquele monte de machucado, está com bastante secreção, e como tem necrose no tecido, o cheiro é muito forte.
A Dorothy estava mais abatida, há dois dias não comia direito, ficava andando de uma lado pro outro porque não conseguia encontrar uma posição confortável pra deitar (imagine o quanto isso tudo dói), pensei que ela teria que ficar internada.
Mas então a veterinária aplicou um analgésico, fez acupuntura (vou fazer um post sobre isso depois, está sendo muito bom, a Dorothy volta bem melhor pra casa no dia em que faz a acupuntura), e fez uma limpeza que, nossa, só a Marcele pra ficar mexendo daquele jeito (ela cortou um monte de tecido morto, ficou bem mais exposto, mas a Dogão se sentiu bem melhor depois).
Acupuntura, e mesmo com dor, ela se comportou demais com esse monte de agulhinhas.

Os veterinários explicaram que esse tecido necrosado precisa ser retirado para que a Dorothy consiga combater a infecção, enquanto tiver pele morta vai continuar tendo colônia de bactérias, então, já adianto que as fotos dos próximos dias devem ficar ainda mais "feias" (feias pra nós, a veterinária acha lindo, segundo ela sangue é sinal de vida e de que a Dorothy vai ficar bem, então tá né...).
Depois de feita a limpeza eles fizeram algo muito bacana e que teve um resultado muito bom: Encheram os ferimentos da Dogão com açúcar cristal. Na hora eu fiquei desesperada (parecia sal grosso e que iriam colocar meu cachorro num espeto), mas hoje de manhã quando vi como ajudou, fiquei muito, muito agradecida. Dai fui pesquisar: o açúcar tem ação antibiótica e ajuda na granulação do tecido, acelerando o processo de cicatrização.
Depois disso, enfaixaram a Dorothy, então é nesse momento que eu falo, não é bacana cobrir um ferimento dessa dimensão, mas no caso, a medida exigia a bandagem. 
Tratando os ferimentos com Açúcar Cristal, e não é que ajudou muito!?!?

Um comentário:

  1. Oi nossa estou chocada com o tamanho do ferimento, estou chegando agora e queria saber como isso aconteceu, poderia me dizer, tenho certeza q ela vai ficar bem , Deus colocou pessoas realmente do bem pra cuidar desse serzinho tão indefeso. Parabéns pelo trabalho bjo

    ResponderExcluir